sexta-feira, 2 de Novembro de 2007

O que é...

Ginástica Acrobática:



"Teve origem no ano de 1500A.C., reporta as bases dos seus alicerces aos espectáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés.
A harmonia, a estética e a sequência dos movimentos, desde sempre assumiu principal importância, pelo que nos dias de hoje, estes aspectos ainda reflectem um papel preponderante e integrante para o desenvolvimento da modalidade.
Surgiu em Portugal em 1973 e a sua expansão tem sido um êxito, aumentando o número de clubes filiados, bem como o número de participantes."


Ginásio Clube Português

(
http://www.gcp.pt/)



A Ginástica Acrobática pode ter Pares, masculinos femininos ou mistos, Trios para o sexo feminino e Quadras para o sexo masculino.


Os pares, tanto masculinos como femininos são constituídos por um(a) Volante e um(a) Base, o(a) Base, tal como o nome indica, é o(a) que suporta o peso, e o(a) volante é mais leve e faz exercícios de força, equilíbrio ou flexibilidade sobre o(a) Base.

Os Trios, são sempre femininos, funciona da mesma forma que os pares, mas surge um novo nome, intermédia (no feminino, pois nos trios apenas há para o sexo feminino) tal como o nome indica, está no meio. Suporta o peso da volante com ajuda da base, mas também podem haver exercícios de força e equilíbrio em que a base suporta o peso da intermédia e da volante.

As Quadras, são sempre masculinas, assim como os trios sempre femininos, os nomes são sempre iguais. Nas quadras usa-se mais a força por apenas ser formada por homens. Os exercícios exigem muita mais força do que flexibilidade.



A Ginástica feminina envolve muita flexibilidade e agilidade, em algumas posições individuais também exige alguma força e equilíbrio.
A Ginástica masculina exige muita força e pouca flexibilidade, mas também muito equilíbrio.




Imagens:




Sem comentários: